Vai fazer Enem? Confira o que é indicado fazer dias antes da prova

Psicóloga dá dicas de como se manter mais tranquilo na semana que antecede o exame



Vai fazer Enem? Confira o que é indicado fazer dias antes da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a avaliação mais aguardada pelos alunos concluintes da educação básica. A prova é a principal via de acesso ao ensino superior, especialmente às universidades públicas mais concorridas do país. Por isso, o clima de ansiedade e pressão costumam ser comuns entre os estudantes.

Segundo a psicóloga do Colégio das Neves, Sheila Salustino, o que mais afeta os adolescentes e jovens nessa etapa é a ausência de autoconfiança. “Eles passam a se cobrar muito e a pensar que não vão dar conta de fazer a prova e de acertar as questões”, explica.

A especialista atua no ambiente escolar há mais de 10 anos, especialmente no Ensino Médio, e ressalta que a participação da família é essencial para ajudar nesse processo. “A família é um fator que sempre pode ajudar nesse momento. Então é importante que os pais ajudem a aliviar a pressão e fazer com que os filhos retomem essa autoconfiança”, pontua Sheila, alertando sobre a carga nociva das cobranças. “No lugar de fazer aquela contagem regressiva repetindo os dias que faltam para a prova e cobrando mais dedicação, é mais positivo lembrá-los sim da responsabilidade, mas apoiando e dizendo palavras positivas. Isso ajuda mais”, conclui.

Muitos alunos também acreditam que é necessário estudar muito até o último minuto. De acordo com a psicóloga, isso é um erro. “Não dá para aprender em alguns dias o que você não conseguiu ver ou armazenar durante o ano. Por isso, são recomendadas as aulas de revisão, que servem para acessar um conhecimento já vivenciado”, disserta.

E sobre como se preparar nessa reta final, a especialista dá dicas do que pode ajudar e atrapalhar dias antes da prova.

*Confira as dicas:*

- Evitar ir a festas e grandes eventos que possam comprometer a energia e a saúde do corpo;
- Não ingerir alimentos que possam comprometer a saúde. A família também pode ajudar nas escolhas dos lanches que serão consumidos nos dias do exame;
- Optar por atividades mais tranquilas e relaxantes, como ouvir música e assistir a uma série ou filme que não tenham uma carga pesada (terror, horror, violência);
- Praticar yoga ou atividades físicas que ajudam na concentração e relaxamento do corpo e mente;
- Realizar um programa em família ou praticar um hobby também ajudam bastante a aliviar a carga de tensão.