Na reta final para o Enem, alunos participam de manhã de alongamento e meditação



Na reta final para o Enem, alunos participam de manhã de alongamento e meditação

Com a proposta de ajudar a aliviar a tensão e o estresse nas semanas que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Colégio Nossa Senhora das Neves realizou nesta manhã um momento de alongamento e meditação com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, o Pré-Neves, em parceria com a academia Bodytech Tirol. Movimentos de rotação corporal, alongamento dos músculos do corpo e respiração e concentração foram algumas das atividades realizadas.

Para a aluna Gabriela Câmara, a atividade ajudou a aliviar a tensão. “É um momento em que conseguimos relaxar e desconectar de tudo que estamos vivendo com a pressão do Enem. A gente se concentra no corpo e foca em se desligar dessa sensação de estresse”, pontua.

As atividades foram ministradas pela instrutora da Bodytech Tirol, Iaiá Oliveira, que é especialista em alongamento e postura. Segundo a profissional, a atividade física auxilia na rotina, especialmente antes de uma prova como o Enem. Por isso, os exercícios foram pensados especialmente para este momento. “Escolhemos o alongamento porque ajuda a relaxar a musculatura e diminuir as dores provocadas pela tensão, e a meditação para diminuir o estresse e auxiliar na concentração”, explica.

O Colégio das Neves realiza uma série de atividades de acompanhamento e preparação para o aluno durante o ano inteiro. O Padre Jarbas é responsável por acompanhar os alunos do Ensino Médio. Ele explica que agora é momento de colher o que foi implementado lá atrás. “Em reta final não é momento para adquirir conhecimentos, mas para produzir o que foi adquirido. Por isso damos uma maior atenção para a questão espiritual e psicológica, para que os frutos sejam colhidos lá no dia da prova”, declara.

Já a psicóloga do Ensino Médio, Sheila Salustino, explica que atividades como essa são reconfortantes nessa etapa do ano. “É uma fase em que eles estão muito nervosos e a pressão vai consumindo corpo e mente. Então a ideia é realizar atividades que façam com que eles relaxem, concentrem-se em si mesmos e reconquistem a autoconfiança. Afinal, eles se prepararam o ano inteiro para isso, então não há o que temer”, comenta.

As semanas que antecedem o Enem são repletas de ansiedade e tensão entre os alunos que buscam uma vaga nas universidades de todo o Brasil. As provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, e mais de 5 milhões de brasileiros enfrentarão a maratona de resolução de questões e produção de texto.