Saúde e sustentabilidade são destaques no primeiro dia do Painel Científico

O Colégio das Neves amanheceu diferente ontem. No estacionamento interno não havia carros, mas sim um pavilhão de estandes com corredores repletos de conhecimento. Os alunos do Núcleo de Aprofundamento dos Estudos (NAE) começaram a apresentar o resultado das pesquisas nesta terça-feira (1º) com os grupos do Ensino Médio. A programação de apresentações finaliza na quarta-feira (2), quando os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais vão expor seus trabalhos.

Desde o início do ano, os alunos têm a missão de iniciar uma pesquisa científica que traga benefícios a alguma área da sociedade. O grupo da 1ª série A resolveu pesquisar sobre a insônia na área psíquica e de que maneira pode afetar os adolescentes. “A insônia é um dos principais sintomas da depressão, que é o mal do século. Decidimos pesquisar as causas que acarretam esse problema. Criamos um questionário e aplicamos nos alunos entre 14 e 17 anos, e chegamos à conclusão de que a insônia está ligada a problemas maiores, como ansiedade e depressão”, explica a estudante Maria Clara Vieira.

Quem também escolheu a saúde como tema principal foram os alunos da 1ª série B. A turma desenvolveu um Lowburguer, que é composto de soja, ovo, tomate, cebola e alho. O objetivo é auxiliar na alimentação de pacientes com hipertensão. “Esse hambúrguer não tem sal, essa é a principal novidade dele. E a receita é preparada também com o intuito de reduzir o colesterol e possibilitar uma opção mais saudável para os hipertensos”, descreve Maria Clara Pinheiro.

Já outro grupo composto por alunas do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolveu um carregador portátil para celular alimentado por energia solar. Elas produziram um circuito de alimentação que se conecta à placa de captação de energia da luz do sol e transfere para a entrada USB disponível no protótipo. A ideia é produzir alguns carregadores maiores e espalhar pela escola, como forma de incentivar o uso de energia renovável.

As exposições foram realizadas até 12h e voltam a acontecer nesta quarta (2), das 8h às 12h, com apresentações de alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. O Painel Científico é realizado no estacionamento interno da escola.