Copa Neves exalta participação dos atletas e foca nos jogos estaduais

Atletas de todas as modalidades estão vivencia a Copa Neves, competição em formato de festival que promove a socialização e preparação para as principais competições do estado. As disputas acontecem neste mês de setembro e em outubro e são divididas em períodos de acordo com o esporte.

Algumas delas são internas, como a Ginástica Rítmica, que envolve apenas atletas do colégio. Outras agregam atletas de escolas que têm uma estrutura esportiva e valores similares ao Neves. O objetivo é fazer com que os alunos se relacionem e criem um vínculo que vai além da disputa.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Educação Física (SEF), Hosana Pereira, a Copa Neves é uma oportunidade de expor o trabalho que vem sendo feito visando a preparação para as principais competições. “O foco principal do desporto escolar aqui no estado são os Jerns e os Juverns. É uma maneira de eles irem se testando e desenvolvendo as habilidades necessárias para chegar mais preparados nesses jogos”, revela.

Além dos alunos em atividade, a Copa Neves também envolve ex-alunos, ou como costumeiramente chamamos, os alunos Sempre Neves. A equipe de Polo Aquático é formada por atletas masters que convidam ex-atletas de outras escolas para a disputa. Como a modalidade não está mais incluída nos jogos estaduais, a ideia é não deixar cair no esquecimento.

“Eles se reúnem para relembrar, reviver e para motivar a prática da modalidade. Porque mesmo não existindo nas escolas, eles têm saído para competir como master, representando inclusive o Colégio das Neves”, explica Hosana.

Por motivos de calendário das federações das modalidades, a competição seguirá até outubro, quando voleibol, futsal e natação iniciam a disputa.