Apresentação de Ginástica Rítmica encerra semestre da modalidade



Apresentação de Ginástica Rítmica encerra semestre da modalidade

As atletas de Ginástica Rítmica (GR) do Colégio das Neves apresentaram na noite da terça-feira (26) ao público presente no Ginásio Madre Fidélis o trabalho que vem sendo produzido dentro da modalidade no primeiro semestre. Movimentos gímnicos, ritmados por uma ou mais músicas, são características da GR.

A apresentação contou com atletas de turmas iniciais, como também ginastas que já representam o Colégio das Neves em competições locais e regionais. Aparelhos como bolas, cordas, maças e arco foram utilizados nas performances, deixando o público encantado com a desenvoltura nas execuções.

A ginasta Bárbara Medeiros foi a responsável por fechar a apresentação. Ela foi medalhista na primeira etapa do Campeonato Estadual, e na Copa AGINAT, principal competição do estado. Bárbara é a atleta de maior destaque na categoria infantil do Colégio das Neves.

Sobre a modalidade
A Ginástica Rítmica começou a criar raízes no século 19. É conhecida por ter como característica principal os movimentos corporais da ginástica e a junção da música e dança em sua execução. Dentro da modalidade existem cinco aparelhos que são utilizados: arco, bola, maça, corda e fita. As apresentações podem ser realizadas de forma individual ou coletiva. Nas individuais, o tempo disponibilizado é de 75 segundos, já na apresentação em grupo, as equipes tem 1’50” para executar a performance.

O Brasil costuma ter grande destaque nos jogos Pan-americanos, como o do ano passado, em Lima/Peru, onde garantiu medalha de ouro na categoria de grupo, usando arcos na apresentação. Nas Olimpíadas, a equipe brasileira ainda luta para receber destaque. Rússia, China e Estados Unidos geralmente são os países que alcançam o pódio nos jogos olímpicos.