Ice Cream Day exercita inglês de maneira lúdica e didática

Equipes de Ensino Bilíngue, Nutrição e Robótica realizaram atividades durante o evento



Ice Cream Day exercita inglês de maneira lúdica e didática

O sorvete está entre as guloseimas preferidas dos brasileiros. E nessa época do verão, também se mantém entre as mais procuradas para quem busca algo saboroso e refrescante. O Colégio das Neves, em Natal, decidiu utilizar a sobremesa como ferramenta de conhecimento. O “Ice Cream Day”, aconteceu nesta sexta-feira(22) e envolveu todos os alunos da Educação Infantil em um dia de aprendizagem e muitos sabores.

A programação contou com as ações dos professores bilíngues, que apresentaram os sabores, cores e frutas, todos na língua inglesa. “Utilizamos vários vocabulários no dia a dia que estão sendo consolidados nesse momento de diversão, ao tomar o sorvete. É um momento muito especial, uma atividade integradora que é prazerosa para eles”, descreve Thaisa Holanda, professora integradora do Bilíngue.

Além de utilizar bastante o inglês com músicas e brincadeiras, as crianças também observaram uma experiência “Very Cold” em uma demonstração de Nitrogênio Líquido, realizada pelos professores de robótica. “Viemos mostrar um conceito de temperatura abaixo de zero, já que estamos falando de sorvete, nada melhor que um elemento que está em baixa temperatura”, explica Chesman Feitosa, professor de Robótica.

Um dos objetivos também é que as crianças tenham contato com o meio científico por meio de momentos lúdicos. “É necessário que eles cresçam percebendo que a ciência faz parte do dia a dia e do mundo que eles convivem”, completa Aysllane Julie, que também faz parte da equipe de Robótica.

Mas para quem acha que sorvete é um vilão da alimentação saudável, pode estar perdendo uma oportunidade de usá-lo como meio de integrar novos alimentos. Aline Santos é nutricionista no Colégio das Neves, e também participou da ação. “A ideia aqui é que a criança crie vínculos com alimentos bons. Por isso estamos incluindo as frutas, para que a criança assimile o hábito de tomar sorvete acompanhado sempre de uma fruta”.

Para as crianças que geralmente rejeitam as frutas, acaba sendo uma boa estratégia de convencimento. “Você oferece e diz: vamos experimentar com sorvete. Acaba sendo mais fácil para que elas aceitem”.

O Ensino Bilíngue no Colégio das Neves inicia na Educação Infantil e vai até os últimos anos do Ensino Fundamental.