Dicas para Inscrição SISU

Confira o que pode ajudar na hora de fazer a inscrição



Dicas para Inscrição SISU

Depois da ansiedade de conferir as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de avançar para a segunda e mais importante etapa: a inscrição no Sistema de Seleção (Sisu). Por mais que a ferramenta seja bem conhecida, sempre surgem dúvidas na hora de se inscrever. Por isso, acompanhe abaixo como funciona o processo.

Etapa 1: Seleção das opções

O Sisu possibilita a seleção de duas opções de cursos em universidades diferentes no Brasil inteiro. Então, você pode estar em Natal e optar por estudar no Rio de Janeiro, por exemplo. O critério de seleção é sempre pela nota. O sistema ainda dá a opção de universidades em Portugal (são 37 instituições no total).

Etapa 2: Nota de corte

A partir do momento em que as opções são selecionadas, o sistema atualiza-se de duas em duas horas informando a nota de corte para o curso designado, e a posição em que o candidato se encontra. Você pode acompanhar a sua situação até a última hora do dia 25, data do fim das inscrições. Sempre há a possibilidade de alterar as opções escolhidas até o fim das inscrições.

Etapa 3: Chamada Regular

No dia 28, a primeira chamada regular é feita. Se você estiver dentro da lista já pode comemorar. Caso não esteja, não se desespere! Há a segunda chamada e a opção de lista de espera.

Mais algumas dicas:
- Elabore uma lista de universidades de sua preferência para utilizar na inscrição
- Opte sempre por sua primeira opção de curso
- Acompanhe diariamente as notas de corte

Nós sabemos que a ansiedade é grande, mas tenha fé e confie. Tudo vai dar certo!