Reflexões sobre o verdadeiro sentido do Natal foram trazidas no Espetáculo “Presentes de Luz”

Intervenções artísticas abordaram temas como a inclusão social e o uso excessivo das tecnologias

O Natal, época mais bonita do ano, chegou e no Colégio Nossa Senhora das Neves, os festejos foram iniciados com uma noite repleta de reflexões sociais, que voltaram os olhos ao verdadeiro sentido da data: a solidariedade, paz, gentileza, respeito e o amor ao próximo. Assim, os princípios foram externados por meio de expressões artísticas, conduzidas por alunos e professores, durante o espetáculo “Presentes de Luz”, realizado na última quarta (28) e quinta-feira (29). O show contou com a participação de 13 turmas, divididas em 23 apresentações. Ao todo, mais de 170 alunos estiveram envolvidos no projeto.

Seguindo a cadência de diversos ritmos, passeando nas expressões do balé clássico, dança contemporânea, ginastica rítmica e aeróbica, as temáticas envolveram o uso excessivo dos aparelhos tecnológicos, com o questionamento “quais são os presentes que as crianças de hoje mais esperam?”. O respeito à mulher e a inclusão social das minorias também foram temas abordados na dança.

Para a mãe de uma das alunas envolvidas no projeto, Rosa Souza, a apresentação foi uma aula de valores que levou a momentos de reflexões essenciais. “É muito importante que os nossos jovens participem dessas intervenções artísticas, tomando conhecimento do mundo em que vivemos. Por exemplo, a tecnologia, hoje, apesar de todos os benefícios, ainda causa segregação e distanciamento, principalmente, das pessoas que convivemos diariamente”, sinaliza a mãe.

Além disso, ela destaca a beleza com que o espetáculo estimulou nos alunos o gosto pela arte. “Um dos momentos mais marcantes foi quando vi as crianças e adolescentes realmente entregues a mensagem da apresentação, cantando todas as músicas, unidos para transmitirem a arte da melhor forma”, comenta Rosa Souza.

O evento, que estimulou que todos tenham atitudes melhores para com o próximo, marcou o encerramento das atividades artísticas e expressivas, apresentando a culminância do trabalho desenvolvido durante o ano. Segundo Alexandra Barros, professora de balé, “o objetivo foi fomentar a sensibilidade e a emoção que se vivenciam em espetáculos artísticos de dança, ainda mais nessa época do ano, com sentimentos mais aflorados, repletos de esperança e amor”, conclui.