Uma Noite no meu Colégio iniciou as comemorações de encerramento do ano letivo na Educação Infantil

Em uma casa só não seria fácil reunir toda essa criançada. Então, nada melhor que juntar os pequenos em um momento especial no Colégio para compartilharem histórias e viverem algumas aventuras antes de deixarem a Educação Infantil. Pensando nisso, a equipe pedagógica organizou "Uma Noite no meu Colégio" com a turminha do nível V, que ano que vem iniciará uma nova etapa escolar: o Ensino Fundamental I. O evento fez parte das comemorações de encerramento do calendário letivo, dentro do cronograma de atividades intituladas: “As memórias de minha infância estão coloridas em meu coração”.

A programação iniciou com a entrega dos livros com memórias de cada criança e seus registros sobre a etapa da Educação Infantil. Em seguida, todos se dirigiram para o auditório para uma oração inicial com encenação e interação entre as famílias. A programação continuou com as apresentações e homenagens preparadas pelas professoras e mostra dos vídeos de cada turminha. Ao término do momento especial no auditório, as crianças se dirigiram para o espaço cultural e foram recepcionados pelas professoras, com animação total em clima de balada. Em seguida, os pequenos participaram do lanche coletivo. Houve ainda banho de piscina, mais brincadeiras e depois a hora de dormir nas salas preparadas especialmente para esse “acampamento”.

Segundo a psicóloga da Educação Infantil, Nadja Medeiros, é um desafio para a escola fazer com que os pais aceitem a ideia dos filhos dormirem fora de casa. “Na maioria das vezes, a insegurança não é dos filhos, e sim dos pais, que acabam passando isso para as crianças. Mas, como a temática é muito trabalhada no Colégio desde o início do ano, conseguimos que um grande número de crianças participe”, explica.

Além disso, ela comenta que as crianças adoram momentos como este. “Elas realmente gostaram e isso fica marcado na memória principalmente pela idade que possuem”, explica. A programação de “Uma Noite no meu Colégio” contou com diversas atividades de socialização que contribuíram para o desenvolvimento da autonomia e autoconfiança.

De acordo com a pedagoga e coordenadora da Educação Infantil, Karoline Oliveira, os momentos de descontração com brincadeiras como caça ao tesouro, corrida interativa, circuito e as atividades como o banho de piscina e a balada são essenciais para estimular a socialização no meio infantil.

“O evento de hoje promoveu inúmeros avanços em nível de relações sociais, no campo emocional e comportamental, proporcionando um crescimento significativo para as crianças nesses aspectos”, ressalta a psicóloga.