Palestra de Cris Poli marca lançamento do novo modelo de Ensino Bilíngue no Colégio das Neves



Palestra de Cris Poli marca lançamento do novo modelo de Ensino Bilíngue no Colégio das Neves

Em um mundo globalizado, onde mais de 800 milhões de pessoas falam inglês, dominar o idioma se torna essencial para expandir e ultrapassar barreiras. Entendendo essa necessidade, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em parceria com o Programa International School, a partir do ano letivo de 2019 oferecerá Ensino Bilíngue para todas as turmas desde a Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental - até então, o Bilíngue era optativo na escola. O evento de lançamento foi marcado pela palestra da educadora Cris Poli, conhecida nacionalmente por apresentar o programa Super Nanny.

O conceito de Educação Bilíngue não se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas, vai bem além, como explica a representante do Programa, Paula Rossi. “A Educação Bilíngue não é somente ensinar ao aluno um novo idioma, mas desenvolver nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado”.

Na Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês, ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula. “O idioma é transmitido de forma lúdica e tecnológica, propondo um ambiente rico e variado de aprendizagem”, comenta Paula Rossi. As aulas do Programa, que contemplam 50 minutos diários, são realizadas totalmente em inglês, visando despertar o repertório oral dos alunos, desenvolvendo pilares culturais e sociais.

Além disso, falar fluentemente um segundo idioma tem diversas vantagens como aprender com mais facilidade e desenvolver a cognição mais rapidamente. Outro benefício da Educação Bilíngue é que ela prepara os alunos para a certificação internacional da Universidade de Cambridge (Reino Unido), uma das mais antigas e renomadas instituições e ensino do mundo.

“Os certificados Cambridge English Language Assessment comprovam o nível de proficiência adquirido pelo aluno após determinado período de estudo da língua inglesa, sendo reconhecidos e respeitados por mais de 20 mil organizações em todo o mundo, como órgãos governamentais, universidades e corporações”, explica.

Na oportunidade, Paula Rossi explicou para os pais e responsáveis sobre o processo de ensino, os materiais utilizados pelos professores do International School. “Buscamos sempre familiarizar o aluno com o conteúdo e formato dos exames. Em 2016, mais de 95% dos alunos avaliados obtiveram resultados excelentes”, sinalizou.

**International School**
A metodologia utilizada na União Europeia para o ensino do segundo idioma é a referência para todo o processo desenvolvido com as turmas. O programa é desenvolvido utilizando materiais específicos compostos por livros, Lego Education, dispositivos tecnológicos e outros materiais lúdicos e concretos, que procuram trabalhar a interdisciplinaridade no aprendizado da Língua Inglesa.

No Programa Bilíngue, as aulas são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos. Todo material da International School é baseado nas diretrizes do Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, o CLIL: Content and Language Integrated Learning, bem como nos quatro pilares da Unesco: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.