Palestra de Cris Poli marca lançamento do novo modelo de Ensino Bilíngue no Colégio das Neves

Em um mundo globalizado, onde mais de 800 milhões de pessoas falam inglês, dominar o idioma se torna essencial para expandir e ultrapassar barreiras. Entendendo essa necessidade, o Colégio Nossa Senhora das Neves, em parceria com o Programa International School, a partir do ano letivo de 2019 oferecerá Ensino Bilíngue para todas as turmas desde a Educação Infantil até o 5° ano do Ensino Fundamental - até então, o Bilíngue era optativo na escola. O evento de lançamento foi marcado pela palestra da educadora Cris Poli, conhecida nacionalmente por apresentar o programa Super Nanny.

O conceito de Educação Bilíngue não se resume em ensinar, simultaneamente, em dois idiomas, mas, vai bem além, como explica a representante do Programa, Paula Rossi. “A Educação Bilíngue não é somente ensinar ao aluno um novo idioma, mas desenvolver nele a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado”.

Na Educação Bilíngue, os alunos terão aulas em Inglês e não aulas de Inglês, ou seja: o idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula. “O idioma é transmitido de forma lúdica e tecnológica, propondo um ambiente rico e variado de aprendizagem”, comenta Paula Rossi. As aulas do Programa, que contemplam 50 minutos diários, são realizadas totalmente em inglês, visando despertar o repertório oral dos alunos, desenvolvendo pilares culturais e sociais.

Além disso, falar fluentemente um segundo idioma tem diversas vantagens como aprender com mais facilidade e desenvolver a cognição mais rapidamente. Outro benefício da Educação Bilíngue é que ela prepara os alunos para a certificação internacional da Universidade de Cambridge (Reino Unido), uma das mais antigas e renomadas instituições e ensino do mundo.

“Os certificados Cambridge English Language Assessment comprovam o nível de proficiência adquirido pelo aluno após determinado período de estudo da língua inglesa, sendo reconhecidos e respeitados por mais de 20 mil organizações em todo o mundo, como órgãos governamentais, universidades e corporações”, explica.

Na oportunidade, Paula Rossi explicou para os pais e responsáveis sobre o processo de ensino, os materiais utilizados pelos professores do International School. “Buscamos sempre familiarizar o aluno com o conteúdo e formato dos exames. Em 2016, mais de 95% dos alunos avaliados obtiveram resultados excelentes”, sinalizou.

**International School**
A metodologia utilizada na União Europeia para o ensino do segundo idioma é a referência para todo o processo desenvolvido com as turmas. O programa é desenvolvido utilizando materiais específicos compostos por livros, Lego Education, dispositivos tecnológicos e outros materiais lúdicos e concretos, que procuram trabalhar a interdisciplinaridade no aprendizado da Língua Inglesa.

No Programa Bilíngue, as aulas são ministradas totalmente em Inglês, utilizando o idioma como meio de instrução para o desenvolvimento tanto da linguagem quanto dos conteúdos. Todo material da International School é baseado nas diretrizes do Ensino Integrado de Conteúdos e Língua, o CLIL: Content and Language Integrated Learning, bem como nos quatro pilares da Unesco: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.