Exposição de pinturas incentiva crianças a desenvolver habilidades artísticas

Telas foram inspiradas em releituras musicais

Exposição de pinturas incentiva crianças a desenvolver habilidades artísticas

Cores, melodias e sonhos. Foi assim que os alunos da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Neves celebraram a vida é a arte, ao pintar as histórias com as cores da vida na vernissage intitulada “Relatos Desenhados”, que aconteceu nesta quarta-feira (14), no Espaço Cultural do Colégio.

Com um viés pedagógico baseado na releitura de músicas, as crianças tiveram a oportunidade de revisitar melodias e conhecer a biografia dos compositores. A vernissage utilizou as mesmas músicas que serão apresentadas no espetáculo de encerramento de fim de ano, no Teatro Riachuelo, que acontecerá no dia 1º de dezembro.

Segundo a pedagoga e coordenadora da Educação Infantil, Karoline Oliveira, “há todo um viés pedagógico para que as crianças se apropriem de cada música e história. Dessa forma, os alunos já estão se familiarizando para que consigam se expressar da melhor maneira”, comenta. Além disso, todas as professoras foram orientadas a valorizar a arte das crianças, incentivando o protagonismo individual.

Outro fator interessante na exposição foi que a equipe pedagógica buscou ativar os estímulos sensoriais dos visitantes com elementos que envolvessem a atração visual, com as telas e obras artísticas, a audição, com a música ambiente e olfato, com cheiro no espaço da vernissage.

A mãe de uma aluna do nível II, Ana Maria Nobre, considera que estimular a arte no mundo de hoje, no qual as crianças já nascem imersas às novas tecnologias, pode ser muito eficaz ao resgatar e ressignificar diversos conceitos. “Muitas das vezes as nossas crianças estão muito ligadas aos celulares, tablets e TVs e acabam não desenvolvendo o hábito da pintura, do desenho ou da arte em geral”, sinaliza.

Além disso, a mãe ressalta a importância de as crianças prestigiarem as obras dos coleguinhas dos outros níveis. “Foi um momento de socialização muito rico, todos admiraram as telas produzidas pelos outros alunos e elogiaram cada detalhe”, comemora Ana Maria.

Outra mãe que ficou animada com a produção do filho foi Geisa Alves. Para ela, foi uma surpresa positiva contemplar a tela produzida pelo pequeno. “Fiquei totalmente encantada, eu não pensava que seria tão lindo assim. A arte é isso: emociona, ainda mais quando é produzida por alguém que amamos”, relata. Geisa conta ainda que o filho entrou no colégio no berçário e sempre gostou de pintar. Desde então, a desenvoltura artística só vem aumentando.

Para a diretora do colégio, Irmã Aparecida Costa, eventos como esse são oportunidades de valorizar a produção artística e incentivar que mais telas sejam pintadas. “A partir da arte, nossas crianças vão construindo um entendimento de mundo mais amplo. Por ser um instrumento de comunicação, que liga todos os povos, através dela também compreendemos melhor a vida e os nossos alunos estão adquirindo essa percepção, que é fundamental e faz toda a diferença”, explica a diretora.