Celebração da Crisma e Eucaristia acontecem neste final de semana

Encontros serão realizados no auditório Madre Francisca Lechner, a partir das 17h



Celebração da Crisma e Eucaristia acontecem neste final de semana

Proporcionar às crianças o encontro pessoal com Jesus Cristo por meio do pão e do vinho e aos jovens a confirmação do batismo, reafirmando a fé e o recebimento do Espírito Santo para poder viver a missão de cristão na Terra. Dentro dessa proposta, acontecerá nesta sexta-feira (9), a celebração da Crisma e no sábado (10) da Eucaristia, no auditório Madre Francisca Lechner, a partir das 17h.

 

A preparação aconteceu ao longo de todo o ano e a celebração é a culminância. Segundo a coordenadora do Serviço de Ensino Religioso (SER), Jodalva Oliveira, é um momento de grande importância na vida de todos os que se permitiram participar. “É uma experiência que muda muitas vidas. Durante todo o ano, nossos alunos aprenderam mais sobre entregar a vida ao Pai. Além disso, puderam de forma mais tranquila refletir, orar, meditar e exercer a gratidão”, comenta.

 

O Padre Jarbas Batista conta também que todo o processo foi de muitas alegrias e renovação espiritual. “Ao deixarmos a luz de Cristo brilhar, vivendo com todos em comunhão, temos uma sociedade mais feliz, reconhecendo o sentindo da empatia e do amor”, comenta.

Eucaristia
Eucaristia é uma palavra grega que significa “dar graças” ou “agradecer". O termo ganhou um novo e profundo significado quando os cristãos passaram a chamar de “Eucaristia” a Última Ceia celebrada por Jesus. Isto aconteceu porque nesta ceia, Jesus “deu graças a Deus” e se entregou total e gratuitamente por amor à humanidade. Na Ceia Eucarística, Jesus transformou o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue dizendo: “Isto é o meu corpo… Isto é o meu sangue...Fazei isto em memória de mim”. Por isso, a Eucaristia tornou-se sacramento, um meio pelo qual Deus se faz real e eficazmente presente entre nós.

Crisma
Crismar significa fazer um acordo com Deus. A Igreja Católica ensina que a Crisma pertence, juntamente com o Batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação Cristã.