Último dia de aula dos alunos do pré-Enem conta com momentos de fé e entretenimento

Programação incluiu bênção das canetas e o tradicional pulo na piscina, ato que marca o fim do ano letivo e o início de uma longa jornada na universidade

O sentimento é de gratidão e esperança, ao relembrarem tudo que vivenciaram nos últimos anos. Assim, nostálgicos e ávidos por novidades, a programação desta quinta-feira (1º) para a turma da 3ª série do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, foi repleta de ações que transforam o último dia de aula que antecede o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais leve e marcante. Toda as iniciativas, incluindo a espiritualidade do aluno, relaxamento, café da manhã, Projeto “MPB Neves 2018” e o tradicional “pulo na piscina”, aconteceram no interior da instituição.

As atividades começaram com uma oração relacionada à temática “O amor que me conduziu até aqui” e para chegarem até o auditório, os alunos foram ligados por um elástico, podendo refletir sobre o sentido de caminharem juntos, desde as dificuldades até as recompensas, como a união.

Para estimular os estudantes a oferecerem o melhor, o Padre Jarbas conduziu uma reflexão que sintetizou o percurso ao longo do ano letivo, baseado no tema “Faz de mim o melhor que posso ser”. Em seguida, o momento de adoração com benção do Santíssimo Sacramento emocionou a todos os presentes.

Um dos pontos que chamaram a atenção dos alunos foi a decoração do palco, feita com os origamis tsurus produzidos por eles ao longo do ano nas oficinas de acompanhamento, em parceria com a equipe do Serviço de Ensino Religioso (SER) e a psicóloga do ensino Médio, que conheciam as realidades que estruturam cada aluno na dimensão espiritual e psicológica. “Os tsurus feitos pelos estudantes refletem os fragmentos da história pessoal, do valor que cada um tem e do desejo de lutar por um futuro feliz”, comenta o Padre Jarbas. Ao todo, foram feitos 1.333 tsurus.

Em atitude de oração, os candidatos participaram da bênção das canetas e camisetas que vão usar durante o Exame. Como nos anos anteriores, também receberam a “fitinha” religiosa e palavras de encorajamento ditas pelo Padre Jarbas.

Em seguida, foram revisados os possíveis assuntos para o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias com apresentações musicais e saraus poéticos feitos pelos próprios candidatos que participam do Projeto “MPB Neves 2018”, apresentando ícones da história brasileira. “Dessa forma descontraída, nossos alunos podem fixar melhor os conteúdos repassados ao longo do ano”, explica a psicóloga Sheila Salustino. Além disso ela destaca que “nos dias que antecedem o Enem, vale assistir filmes, sair com os amigos, ouvir música e evitar alimentos nunca antes ingeridos“.

Sara Quétsia, 17 anos, deseja cursar medicina e conta que os últimos anos de estudo têm sido intensos. “Até aqui, me dediquei bastante para dar o meu melhor na prova e estou confiante. Hoje, foi um dia especial, estava ansiosa para a programação. Foi marcante”, comenta.

O momento mais aguardado foi o “pulo na piscina”, realizado pelo Colégio das Neves há mais de 20 anos, marca o fim do ano letivo e começo de uma longa jornada na universidade.

“Geralmente, os momentos que antecedem as provas do Enem são marcados por muita ansiedade. Por isso, essa programação que organizamos é fundamental para que os alunos extravasem e relaxem para realizar as provas com tranquilidade. Também é uma oportunidade de os estudantes terem contato consigo mesmo e com a fé naquilo que acreditam”, explica a psicóloga Sheila Salustino.

Aplicação
O Exame Nacional do Ensino Médio 2018 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em dois domingos consecutivos, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios. No primeiro domingo, serão aplicadas as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No segundo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Nesta edição, mais de 5,5 milhões de pessoas deverão realizar o Enem em todo Brasil. No Rio Grande do Norte, o número é de aproximadamente 124 mil participantes.