Espetáculo “Os Quatro Amigos Saltimbancos” é encenado por atores mirins

Musical realizado no Colégio das Neves envolve projeto social que recebe estudantes de escolas públicas para as sessões



Espetáculo “Os Quatro Amigos Saltimbancos” é encenado por atores mirins

O musical “Os Saltimbancos”, inspirado no conto “Os Músicos de Bremen” dos irmãos Grimm, que no Brasil ganhou versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque, é sucesso há mais de três décadas, desde a sua primeira encenação em 1977. Neste ano de eleições, decisivo para os próximos quatro anos do país, o musical "Os Quatro Amigos Saltimbancos" foi escolhido para encenação dos alunos do Grupo de Teatro do Colégio Nossa Senhora das Neves, por retratar a luta de quatro amigos muito diferentes entre si, mas que buscam o mesmo ideal para as suas vidas: escapar da opressão dos seus donos.

Segundo o professor de teatro do Colégio e diretor do espetáculo, Gleydson Almeida, o musical representa uma sociedade que busca uma vida mais justa. “Estamos em um ano de eleições e a peça transmite valores de cunho social que precisam ser levados em conta no momento de escolhermos nossos representantes. Ficamos pensativos sobre o que realmente queremos da sociedade”, comenta.

A preparação para o espetáculo "Os Quatro Amigos Saltimbancos" é realizada desde o início do ano letivo e a apresentação é a culminância de todos os conhecimentos cênicos repassados às crianças, como explica o professor. “A escolha dos personagens foi feita pelos próprios alunos. Apresentei um vídeo do musical e perguntei com que personagem cada aluno mais se identificava. Eles conversaram e escolheram quem iriam encenar. Presenciar essa autonomia na identificação foi muito interessante”, relata o professor de teatro.

Considerada uma das mais relevantes obras de teatro musical direcionada ao público infantil no país, “Os Saltimbancos” retrata as aventuras de quatro bichos que, ao se sentirem explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e buscar a sorte como músicos. A galinha, a gata, o jumento e o cão representam, poeticamente, o sonho comum de todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

Ao longo da preparação dos alunos, o professor retratou pontos importantes da fábula musical como os significados da obra, representando uma alegoria política, em que a Galinha representaria a classe operária, o Jumento a classe dos trabalhadores do campo, o Cachorro, a classe dos militares e a Gata, a classe dos artistas. Na encenação, o barão, inimigo dos animais, é tido como a personificação da elite e "detentores do meio de produção".

Ao todo foram cinco apresentações do musical "Os Quatro Amigos Saltimbancos" na escola. A estreia aconteceu no dia 29 de outubro e foi voltada a familiares e convidados. Outras quatro sessões contemplaram alunos, acompanhados dos seus familiares, de escolas públicas potiguares.

De acordo com a diretora do Colégio, Irmã Aparecida Costa, é essencial democratizar a arte, proporcionando momentos como esse para crianças que não têm acesso constante a uma programação artística. “É gratificante, pois notamos o brilho no olhar das crianças ao acompanharem as cores e nuances do espetáculo. É muito bonito e elas saem encantadas”, comenta.

Para Josicleia Silva, mãe de um aluno de 11 anos da Escola Municipal Doutor Nilton Pinto, localizada em São Gonçalo do Amarante, foi uma oportunidade muito especial. “Meu filho aproveitou todas os momentos da peça e saiu muito encantando. Acredito que ele aprendeu bastante nessa manhã com os valores mostrados”, declara.

O Grupo de Teatro do Neves é formado por crianças que, em sua maioria, compõem o grupo há três anos. Anualmente, são responsáveis por encenar uma peça diferente. Em 2015 foi a obra “O sol e a flor, um lindo casamento de amor”. No ano seguinte, foi a vez da conhecida história “O Mágico de Oz” e, em 2017, foi encenado um dos livros escritos por Sílvia Orthof, “O cavalo Transparente”.

Confira a galeria.