Mostra Gastro-Hispânico-Cultural une ensino do espanhol e da Biologia de forma multidisciplinar

Alunos do 1º ano trabalham a nutrição para o corpo e alimento para a mente

Trabalhar a bioquímica e a nutrição humana envolvendo novos sabores é uma das melhores formas de estudar uma nova cultura e aprender um novo idioma. Pensando nisso, a coordenação do Ensino Médio, em parceria com alunos e professores, promove a Mostra Gastro-Hispânico-Cultural. Idealizada para que os alunos desenvolvam habilidades e competências em todas as áreas do conhecimento, o evento possibilita uma imersão no idioma espanhol. Toda a pesquisa e apresentação dos pratos se dará na língua espanhola, trabalhando a nomenclatura dos alimentos, fonologia e numerais. A Mostra, que acontece nesta sexta-feira (14), é realizada pelos alunos do 1º ano e aborda a nutrição para o corpo e alimento para a mente.

Com objetivo de relacionar carboidratos, lipídios e proteínas com a obtenção e consumo de energia pelo organismo humano, o professor de Biologia Gille Rezende avaliará os alunos quanto à identificação e a importância dos diferentes grupos de nutrientes na saúde do indivíduo, além do desempenho de interpretação de uma pirâmide nutricional relacionando-a à saúde humana. A professora de Espanhol, Jéssica Salustino, avaliará a fluência no idioma, a compreensão auditiva e a articulação escrita das palavras.

Cada grupo ficou responsável por um país ou região hispanofalante: América Central (Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá), Argentina e Uruguai, Caribe (Cuba, Porto Rico e República dominicana), Chile, Espanha, México e Peru e Paraguai. Durante o estudo, os alunos pesquisaram pratos típicos, contemplando desde as entradas, pratos principais, sobremesas e as bebidas. Além disso, toda a pesquisa descreve a história, curiosidades culturais, ingredientes e receitas.

As turmas formataram um cardápio todo redigido em espanhol, contendo todas as descrições pesquisadas anteriormente e uma tabela nutricional com o padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todos os pratos preparados serão servidos para a turma e aos professores serão entregues o cardápio produzido para receita e o prato.