Palestras movimentarão Congresso sobre Gestão Escolar em Natal

Evento é promovido pelo Colégio das Neves e reunirá cerca de 300 educadores do Nordeste; encontro começa nesta sexta-feira (18)



Palestras movimentarão Congresso sobre Gestão Escolar em Natal

Quais os rumos da educação brasileira? Como aprimorar a gestão escolar? Como o professor pode administrar as emoções em sala de aula? Esses e outros questionamentos serão respondidos durante o 6º Congresso das Escolas da Província Nossa Senhora das Neves, que reunirá cerca de 300 educadores do Nordeste em Natal nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), a partir das 8h. O evento é promovido pelo Colégio Nossa Senhora das Neves e contará com palestras de especialistas potiguares e de outros estados.

 

O capixaba Aloirmar José da Silva, mestre em gestão, abrirá o debate sobre “Gestão escolar e suas múltiplas dimensões”, tema central do encontro. Para o profissional, o assunto é um dos mais importantes para o avanço dos processos socioeducacionais. “Uma boa gestão é determinante no desempenho de uma instituição de ensino e não deve estar apenas centralizada no diretor. Quando há o cumprimento do projeto político-pedagógico, todos saem ganhando, especialmente os alunos”, afirma.

 

“Professor Gestor: Práticas e Reflexões” será outra palestra que marcará o primeiro dia do Congresso. Baseado no cenário educacional atual do Brasil, o diretor de consultoria pedagógica da Plataforma de Educação SAS em Fortaleza (CE), Alberto Serra, discorrerá sobre a temática à luz da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação (MEC).

 

“Para que a escola esteja alinhada diante dos novos desafios postos, serão apresentadas as competências esperadas para os educadores do século 21, a atuação do professor em sala de aula para que as mudanças aconteçam e a função do educador como gestor em sala de aula“, ressalta Alberto Serra.

 

Gestão das emoções
“No âmbito da educação, o profissional também deve gerir as emoções”, é o que aponta a analista comportamental Cláudia Fumie, de Aracaju (SE). Durante sua participação no Congresso, a especialista realizará dinâmicas e apresentará cases de sucesso baseados na “Gestão das emoções” para ajudar os participantes a potencializarem resultados dentro e fora de sala de aula.

 

“Gerir as emoções é entender o comportamento humano diante das situações do cotidiano. No ambiente escolar, aprender a lidar com os sentimentos, seja com o aluno, com os pais ou com os colegas de trabalho, faz com que o profissional enxergue nessas relações situações vantajosas no processo ensino-aprendizagem”, lembra Cláudia.

 

O 6º Congresso das Escolas da Província Nossa Senhora das Neves também contará com palestra da consultora pedagógica Andréa Morais Diniz; do professor e pesquisador em genética, Francisco Carlos de Moura; e da pesquisadora em Educação Giovana Carla Cardoso Amorim.