Marca Maxmeio

Sistema de Avaliação

CONCEPÇÃO

O Colégio Nossa Senhora das Neves considera a avaliação do processo ensino e aprendizagem como mediadora, diagnóstica e investigativa, contínua, cumulativa e motivadora, possibilitando uma atenção constante ao aluno, respeitando as diferenças individuais. Seu caráter preventivo possibilita o redimensionamento do desempenho escolar, a partir da recuperação paralela.

1. MEDIADORA – processo de interação entre aluno e professor na (re) construção do conhecimento, por meio da vivência e confluência de ideias nas situações de ensino e aprendizagem;

2. DIAGNÓSTICA E INVESTIGATIVA – revela-se por meio do olhar atento do professor ao observar, registrar as possibilidades de aprendizagem e necessidades do aluno, respeitando suas diferenças individuais e oportunizando o acompanhamento efetivo do seu processo educativo;

3. CONTÍNUA E CUMULATIVA – ocorre durante todo o processo, com ênfase nos conteúdos trabalhados na unidade, possibilitando a retomada e a reconstrução do processo ensino e aprendizagem;

4. MOTIVADORA – estimula a possibilidade de crescimento de forma a inspirar confiança, otimismo e auto realização.

QUADRO RESUMO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Educação Infantil – NÍVEL II AO NÍVEL V
A avaliação na educação infantil tem dimensão de caráter mediador, investigativo e contínuo, por meio de observações sistemáticas e atividades significativas, focalizando o desenvolvimento de habilidades e competências, considerando os conhecimentos prévios dos alunos.
1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Será realizada mediante o acompanhamento contínuo e sistemático da aprendizagem do aluno, apresentados por meio de registros, considerando os avanços, as necessidades e os aspectos sócio afetivo do educando. 1º ano – Uso do Portfólio avaliativo.
2º e 3º ano – Uso da ficha avaliativa.
Como subsídio do processo avaliativo do ensino e aprendizagem, do 1º ao 3º ano, em cada trimestre, serão realizadas 2 atividades significativas por cada componente curricular.
4º e 5º ano do Ensino Fundamental
Pontuação Atividades Avaliativas Observações
AV1 – 10,0 Diagnóstico, formativo e com novos conteúdos. Todos os componentes curriculares exceto Inglês, Arte e Ens. Religioso.
AV2 – 10,0 Retomada e novos conteúdos. Todos os componentes curriculares farão a AV2.
AV3 – 10,0 Diagnóstico e formativo Projetos e atividades, retomadas, compromissos do estudante (com auxílio da auto avaliação). Obs.: recuperação da aprendizagem: processual e realizada concomitantemente à partir da retomada das atividades desenvolvidas no processo sob a orientação do professor.
6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio
Pontuação Atividades Avaliativas Observações
AV1 – 10,0 Diagnóstico e com novos conteúdos. Todos os componentes curriculares exceto Inglês, Arte e Ens. Religioso.
AV3 – 10,0 Atividades significativas Ocorrerão ao longo do trimestre.

0 a 8,0
pontos
NAE Nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências/Biologia, Física e Química ou outro componente que se ajuste ao projeto.
Trabalhos Nos componentes curriculares com apresentação dos roteiros das atividades propostas.
Retomadas Atividades de recuperação de conteúdos.
2,0 pontos Compromisso do Estudante Todos os componentes curriculares envolvidos.
3ª série do Ensino Médio
AV1 – 10,0 Diagnóstica – questões discursivas Todos os componentes curriculares envolvidos
AV2 – 10,0
AV3 – 10,0
Simulados Todos os componentes curriculares envolvidos
1. Média Parcial do Trimestre: MP = AV1+AV2+AV3 / 3 ≥ 7,0
Obs.¹: A AV3 passa a ter o caráter formativo, somativo e de recuperação.

2. Média Anual: MA = 1º TRIM + 2º TRIM + 3º TRIM / 3 ≥ 7,0

3. Média Final: MF = NP x 1 + MA x 2 / 3 ≥ 5,0

Legendas: MP: Média Parcial – MA: Média Anual - MF: Média Final – NP: Nota da Prova